Os custos envolvendo uma cirurgia plástica sempre envolvem os honorários de uma equipe completa de cirurgia plástica.
E muitas pacientes se perguntam se há de fato a necessidade de contar com tantos profissionais – especialmente em procedimentos considerados mais simples.
Por isso preparamos este artigo, para explicar melhor a importância de contar com uma equipe completa de cirurgia plástica. Confira mais a seguir.
A resposta mais simplificada para a pergunta que está no título do artigo é: porque você está fazendo uma cirurgia.
Não é porque o procedimento tem fins estéticos que ele é menos “sério” – seja qual for o tipo, toda cirurgia é importante e envolve riscos.
É por isso que você sempre deve contar com uma equipe completa, que vai atuar de forma harmônica e integrada. Tudo para garantir não só a segurança do paciente como também a eficiência do ato cirúrgico.
Nessa equipe, cada membro tem funções e responsabilidades definidas – e todos devem ser devidamente habilitados e inscritos nos conselhos relativos à sua área de atuação.
Veja a seguir quais são os profissionais que compõem equipe completa de cirurgia plástica:
– Médicos anestesiologistas: responsável pela avaliação prévia da paciente no pré-operatório, medicação pré-anestésica, assistência pré-operatória e controle durante o ato anestésico.
– Equipe cirúrgica: composta pelo cirurgião consultado previamente, com quem você já estabeleceu uma relação de confiança, cirurgião assistente e instrumentador cirúrgico, que farão a condução e desenvolvimento de todos os procedimentos.
– Equipe de enfermagem: formada por enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. Eles irão monitorar todas as condições vitais, cuidar da segurança e conforto do paciente antes, durante e depois da cirurgia, vão auxiliar o anestesiologista durante a indução anestésica, juntamente com a equipe cirúrgica.
A presença de todos estes profissionais é que vai garantir o bom andamento e o sucesso de sua Mamoplastia de Aumento – ou de qualquer outro procedimento estético que você faça ao mesmo tempo.
Essa equipe completa de cirurgia plástica é necessária desde para um procedimento mais simples, como uma mini lipo, até uma cirurgia que combine técnicas múltiplas – como o procedimento para implante de próteses de mama aliado a uma lipoaspiração de contorno.
O que difere aqui é a duração do procedimento e sua extensão, que vão refletir no tipo de anestesia usada e tempo de permanência no centro cirúrgico.
Mas o suporte dessa equipe é sempre vital.
Tão importante quando escolher uma boa equipe é definir o lugar certo para a realização da cirurgia plástica.
O que vai determinar isso é a combinação de uma série de fatores: os locais onde o profissional escolhido costuma operar, a vontade e condições de saúde do paciente, a extensão da cirurgia, possíveis riscos, duração da operação e o tipo de anestesia que será utilizada.
Por isso, converse com o cirurgião escolhido durante a consulta para esclarecer todos estes pontos e, juntos, definir a melhor opção para o seu caso.
Alguns especialistas já possuem em suas clínicas uma infraestrutura completa para procedimentos de pequeno porte.
Dessa forma é possível realizar na própria clínica aqueles procedimentos que necessitam apenas de anestesia local e que dispensam internação.
Já outros preferem contar com o ambiente hospitalar. A quantidade de salas disponíveis, a equipe médica e os equipamentos só são encontrados em hospitais disponíveis permitem atuar de forma ágil em uma eventual questão emergencial.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer a importância de contar com uma equipe completa de cirurgia plástica. Para manter-se sempre atualizada sobre as melhores práticas médicas, siga-nos nas redes sociais!
Conheça nosso e-book sobre Mastopexia! E se prepare para dar um up na sua autoestima!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.