Cirurgia plástica ajuda mulheres com diferentes silhuetas a obter mais satisfação pessoal e autoestima
Conhecer o tipo de corpo ajuda a definir quais os cuidados com a aparência mais relevantes para você e também qual a cirurgia plástica que mais pode ajudar na definição da silhueta.
A identificação do procedimento estético mais adequado – e que melhor atende às necessidades da paciente – depende de uma avaliação personalizada do cirurgião plástico.
Portanto, o tipo de corpo é um dos principais fatores analisados pelos especialistas para determinar qual a cirurgia plástica recomendada. Saiba mais a seguir!
Em geral, os especialistas usam quatro categorias para auxiliar na definição do tipo de corpo das pacientes e quais mudanças estéticas seriam mais satisfatórias.
Apesar de serem os mais comuns, pode ser que você não se reconheça em nenhum deles. Nesses casos, a avaliação do cirurgião plástico poderá auxiliá-la a identificar suas características mais latentes e também procedimentos que podem aumentar sua satisfação estética.
Um tipo muito comum de silhueta é a mulher magra, com tronco e membros enxutos, mas que tem uma barriga indesejada e difícil de eliminar. Em geral, esse depósito ocorre por uma tendência genética de acúmulo de gordura na região abdominal.
Esse desenho corporal também pode acometer mulheres após a gestação, causando um acúmulo não apenas de gordura, mas também de pele no local. Nesses dois casos algumas técnicas indicadas incluem:
Também chamada de silhueta violão ou pera esse tipo de corpo caracteriza-se por uma parte superior menor e inferior alargada, com acúmulo de gordura nos quadris, glúteos e coxas.
Dessa forma, a cirurgia plástica pode ser indicada para oferecer uma maior proporção entre a região superior e inferior. Algumas técnicas indicadas incluem:
Destaca-se que pacientes com essa característica corporal têm maior tendência a culotes e celulites. Nesses casos outros procedimentos estéticos indicados podem incluem drenagem linfática, radiofrequência e carboxiterapia.
São casos nos quais a paciente tem maior tendência ao sobrepeso e obesidade com gordura acumulada no tronco, pernas e braços.
Nesses casos, antes de definir uma cirurgia plástica que melhor atenda às necessidades identificadas, é fundamental dedicar-se para emagrecer e estar no peso ideal para realizar uma intervenção estética mais segura e satisfatória. Algumas das técnicas indicadas incluem:
Destaca-se que uma possibilidade nesses casos é a associação de técnicas, principalmente a lipoaspiração e abdominoplastia, proporcionando um resultado mais satisfatório em uma única intervenção cirúrgica.
São as pacientes que se identificam com uma silhueta mais magra e têm dificuldade de engordar ou ganhar peso. Em geral, esse corpo pode ainda apresentar pernas compridas e pouca musculatura.
Nesse caso, a recomendação é um trabalho interdisciplinar entre preparador físico, nutricionista e cirurgião plástico para que a paciente tenha resultados satisfatórios.
Apesar de muitas pessoas não compreenderem, a magreza em excesso também pode caracterizar um incômodo à paciente, sendo importante definir como é possível melhorar a satisfação pessoal. Em geral, a indicação inclui:
Portanto, cada tipo de corpo tem algum tipo de cirurgia plástica que pode auxiliar a alcançar uma silhueta mais harmônica ou desejada pela paciente.
As mudanças estéticas são indicadas para oferecer mais satisfação pessoal e autoestima de forma que, não importa o seu tipo de corpo, a intervenção estética só deve ser realizada se ir de encontro aos seus objetivos.
A avaliação com um cirurgião plástico de confiança é fundamental para uma conversa honesta sobre seus incômodos e expectativas em relação à cirurgia plástica.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.