(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
Mulher preparando alimentos em uma cozinha

Quais os alimentos e bebidas que causam celulites e estrias?

O cuidado com a aparência é uma das maiores preocupações de mulheres de todas as épocas e, por isso, as estrias e celulites são sempre assunto.

A maioria das mulheres procura tratar celulites e estrias depois que elas aparecem, mas esses tratamentos podem ser caros, trabalhosos e nem sempre trazer o resultado final desejado.

E se em vez de gastar dinheiro com tratamentos caros para se livrar de estrias e celulites você pudesse apenas evitá-las? A boa notícia é que isso é possível: os cuidados com a alimentação é um dos pilares que ajudam a prevenir o surgimento das indesejáveis estrias e celulites.

mulher com as mãos na barriga com estrias e celulites

Veja abaixo o que são, como surgem e o que evitar para ter uma pele com aparência mais uniforme.

Estrias e celulites

Estrias são linhas esbranquiçadas ou avermelhadas, grossas ou finas, que podem surgir em qualquer lugar do corpo. Elas surgem por causa da elasticidade da pele: quando engordamos ou aumentamos de tamanho muito rápido, ou quando emagrecemos muito rápido, a elasticidade da pele não dá conta das alterações e ficamos com estrias.

É como puxar demais um tecido elástico e fino: depois que soltá-lo, você vai perceber as quebras nas fibras. Por isso, é comum que mulheres fiquem com estrias na região abdominal quando engravidam.

Celulites são alterações no tecido adiposo sob a pele, causadas pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Isso faz com que as células fiquem cheias e endurecidas, dando a impressão de que o local afetado tem vários “furinhos” ou dando o aspecto de “casca de laranja”.

Inúmeros fatores contribuem para o desenvolvimento da celulite e estrias. Estes fatores podem ser classificados em primários (determinantes) e fatores secundários (agravantes). Dentre os fatores primários, responsáveis por desencadear tal desordem, encontram-se os aspectos genéticos, gênero, idade, fatores vasculares e hormonais. Dentre os fatores secundários, capazes de agravar o quadro, encontram-se o sedentarismo, a alimentação inadequada, o sobrepeso, alguns medicamentos, o tabagismo e o mau funcionamento intestinal.

Você pode prevenir ou minimizar esse agravo tomando algumas medidas, a começar pela alimentação. Nesse caso, a nutrição tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea, promover um peso saudável, reduzir o tecido adiposo (gordura), regular o trânsito intestinal e diminuir a retenção hídrica. Enquanto alguns alimentos atuam na prevenção, outros favorecem o aparecimento das estrias e celulites. Veja o que evitar:

Frituras e doces

Frituras e doces contêm muita gordura e se essa gordura não for oxidada (termo conhecido popularmente como “queima de gordura”), como na prática de exercícios físicos, ela se acumulará. Dependendo da frequência do consumo, a fritura pode favorecer o surgimento de celulites.

Excesso de sódio

Alimentos ricos em sódio promovem a retenção hídrica e formação de edema (inchaço). Por isso, evite alimentos enlatados, embutidos (salsicha, salame, mortadela, etc), caldos de carne, temperos prontos, refeições congeladas, salgadinhos tipo “chips” entre outros.

Carboidratos refinados

Carboidratos refinados possuem alto índice glicêmico e são rapidamente metabolizados e transformados em açúcar no sangue. Esse açúcar, quando em excesso, se transforma em gordura. Prefira carboidratos integrais, ricos em fibras.

Álcool, refrigerante e outras bebidas gaseificadas

Esse tipo de bebida favorece o inchaço do corpo. Isso dificulta a irrigação dos tecidos e prejudica a circulação do sanguínea. Além disso, esse tipo de bebida costuma ser bastante calórica e rica em açúcar, promovendo o aumento de peso.

Cafeína em excesso

Café, chá tipo mate, energéticos e refrigerantes à base de cafeína são vasoconstritores e diminuem o calibre dos vasos e artérias prejudicando a circulação.

Alimentos processados

Alimentos processados tendem a ter grandes quantidades dos elementos que devem ser evitados: açúcar, sódio e gordura. Evitar alimentos processados ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e os problemas com circulação do sangue.

Outros cuidados

Além do cuidado com a alimentação, para prevenir estrias, você deve evitar o “efeito sanfona”. Emagrecer com uma dieta muito restritiva, muito rápida e engordar logo depois deixará sua pele menos resistente e elástica. Prefira fazer uma reeducação alimentar recomendada por um nutricionista se quiser emagrecer.

A adequada ingestão de água é fundamental na manutenção da saúde e da estética, pois aumenta a eficácia da microcirculação, facilitando as trocas celulares, a circulação de nutrientes pelo organismo e a eliminação de toxinas através da urina. Tais aspectos são essenciais na melhora da aparência da pele na região acometida.

O uso de cosméticos e tratamentos estéticos adequados também contribuem para a prevenção ou atenuação.

mulher com as mãos na perna com celulites

Seguindo essas dicas, você minimiza as chances do surgimento de estrias e celulites. Porém, se elas acaso aparecerem, fique tranquila: quase todas as mulheres têm! Se quiser saber mais sobre cuidados com a pele e alimentação entre em contato conosco!

Conheça nosso e-book de Matopexia, baixe agora gratuitamente.

https://info.lucianapepino.com.br/mastopexia

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp