Pós-operatório da blefaroplastia demanda cuidados especiais que influenciam na saúde da paciente e também nos resultados estéticos
A blefaroplastia é a cirurgia plástica para correção estética das pálpebras, sendo indicada especialmente para reverter quadros de ptose palpebral ou pseudoptose palpebral.
A indicação dessa cirurgia plástica é para pacientes com sinais proeminentes de envelhecimento facial na região dos olhos, de forma que costuma ser feita após os 40 anos, em média.
No procedimento é feita uma incisão na linha da pálpebra, para que a cicatriz seja mais discreta e então é removido o excesso de pele e suturado os músculos para aumentar a firmeza do local.
Para melhores resultados estéticos com a blefaroplastia, é fundamental que a paciente faça um pós-operatório apropriado, conforme as orientações médicas. Conheça boas-práticas a seguir.
O pós-operatório da blefaroplastia costuma ser tranquilo e sem dores, entretanto, alguns cuidados são relevantes nos resultados.
Após a cirurgia plástica, o repouso é um aspecto importante. Apesar de não demandar imobilidade absoluta, a paciente deve evitar atividades mais desgastantes entre 7 e 14 dias.
Durante as duas primeiras semanas, deve-se dormir de barriga para cima e, posteriormente, é possível voltar a dormir de lado. Outra sugestão é que os períodos de repouso sejam feitos com a cabeça mais elevada que o tronco.
No pós-operatório da blefaroplastia é normal que a região fique inchada, mas o controle desse efeito colateral é importante para uma recuperação mais rápida e satisfatória. Assim, recomenda-se fazer compressas frias várias vezes nos três primeiros dias, mas tomando cuidado para não incidir peso excessivo sobre a região operada.
É importante evitar que a região operada fique molhada após a cirurgia, fazendo a devida higienização e secagem do local.
Durante os primeiros meses após a blefaroplastia a região continua cicatrizando e, um dos fatores mais prejudiciais é a exposição solar. O calor e a radiação solar prejudicam a cicatrização e também comprometem a estética do local operado, podendo ocasionar manchas na pele.
Dessa forma, a recomendação é evitar a luz solar intensa por cerca de 90 dias e quando se expor, fazer uso do protetor solar e óculos de sol escuro. Além disso, recomenda-se não usar lentes de contato por, pelo menos, 10 dias após a cirurgia.
Os bons hábitos contribuem em qualquer recuperação e são particularmente importantes após a cirurgia plástica.
Para melhor recuperação da blefaroplastia, a recomendação é manter bons hábitos alimentares, com uma dieta balanceada e saudável, evitando açúcares, gorduras, processados e alimentos mais inflamatórios, como leite e derivados. Também deve-se excluir hábitos negativos nesse período, como o consumo de tabaco e bebidas alcóolicas.
A prática esportiva pode ser retomada em cerca de um mês, conforme orientação médica, mas leves caminhadas podem ser realizadas, desde com cuidado aumentado com a região operada.
O cirurgião plástico responsável pode indicar algumas medicações, como analgésicos para caso de dor, antibióticos e anti-inflamatórios que devem ser tomados conforme orientação.
Esses cuidados são fundamentais para uma melhor recuperação após a blefaroplastia, minimizando as chances de complicações pós-cirúrgicas, mas também os resultados estéticos com o tratamento. Entre em contato agora mesmo e marque sua consulta!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.