Conheça quais os benefícios do banho quente e do frio e como escolher qual a opção ideal para as suas necessidades!
Os benefícios do banho vão para além da higiene pessoal, mas para cada necessidade pode ser recomendado um banho mais quente ou mais frio.
Entender como a temperatura da água influencia os efeitos do banho é essencial para escolher aquela ideal para os seus anseios no momento, afinal, você quer um banho relaxante ou estimulante? Confira a seguir!
Os benefícios do banho quente podem ser alcançados quando a temperatura da água está acima de 38º.
Caso você esteja ansiosa, estressada ou nervosa, o banho quente auxilia no relaxamento das tensões emocionais, pois a temperatura elevada da água promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o transporte de oxigênio pelo corpo.
A vasodilatação promovida pela água quente também contribui para o alívio das dores e tensões musculares, como aquelas que se acumulam na lombar e na cervical.
Se você estiver com gripe, rinite ou outros incômodos respiratórios, os benefícios do banho quente podem contribuir na recuperação.
Isso porque o vapor do banho funciona como um descongestionante natural, promovendo a abertura dos canais nasais e melhorando a respiração.
A elevada temperatura da água ainda colabora com a abertura dos poros da pele, o que faz com que dermocosméticos, como sabonetes, cremes e outros tenham uma melhor absorção.
Além disso, o vapor contribui para uma limpeza profunda ao auxiliar na eliminação das células mortas.
Entre os benefícios do banho quente está o aumento da resistência corporal. Isso ocorre porque a temperatura da água estimula a produção de proteínas que atuam na resistência do corpo.
Apesar desses benefícios, deve-se evitar um banho muito quente, pois ele pode ressecar a pele e até causar queimaduras e irritações na pele. Após o banho quente, invista em um hidratante corporal.
Apesar da lista anterior, existem também os benefícios do banho frio, que são obtidos quando a temperatura da água fica abaixo de 29º.
Se você estiver tentando ficar mais desperta, seja logo ao acordar ou para fazer alguma atividade que exige concentração, a recomendação é um banho frio, que vai ajudar o corpo a acordar imediatamente.
Quando a água permanece entre 22º e 24º o banho se torna um importante aliado na saúde e beleza dos cabelos.
Enquanto a água quente resseca cabelo e derme, a água mais fria mantém o manto hidrolipídico que contém sebo e suor que atuam protegendo pele e cabelos. Com isso, eles ficam mais hidratados.
Pode parecer exagero, mas não é. Pesquisas científicas revelam que o banho frio estimula a produção de gorduras saudáveis, ajudando o corpo a se manter aquecido.
Esse esforço dos tecidos quando você entra no banho gelado contribui na perda de peso.
Entre os benefícios do banho frio destaca-se uma resposta imediata dos vasos, o que promove uma melhora da circulação sanguínea. Dessa forma, ele contribui no alívio de incômodos causados por problemas circulatórios, especialmente na perna.
Por fim, a temperatura mais fria da água contribui no fechamento dos poros, criando uma camada de proteção natural à pele.
Apesar dos benefícios dos banhos quentes e dos banhos frios, a recomendação é sempre evitar um choque térmico, dessa forma, você pode começar com um banho morno e ir mudando a temperatura de acordo com suas preferências.
Uma opção é começar com um banho mais quente para promover a limpeza profunda e ir diminuindo a temperatura para lavar os cabelos e fechar os poros.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.