Conheça os principais benefícios da melancia que vão desde melhora da retenção de líquidos e saúde cardíaca até ajuda no emagrecimento
Os benefícios da melancia incentivam ainda mais o consumo dessa fruta que é uma delícia e encontrada em abundância especialmente nos meses de verão devido sua característica mais refrescante.
Saiba a seguir porque investir no consumo de melancia e como essa fruta contribui à saúde.
Os benefícios da melancia devem-se às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas e anti-hipertensivas. Entenda mais a seguir.
A melancia é composta por 92% de água, o que faz dela uma das frutas mais diuréticas que temos, o que também influencia no seu frescor.
Devido à ação diurética, a melancia é benéfica para pessoas que apresentam quadros de retenção de líquidos, ajudando no alívio do inchaço.
A quantidade de água presente na fruta também faz com que ela seja hidratante, especialmente em dias mais quentes e que precisamos de maior consumo de água.
Por fim, ela também é benéfica para pessoas com problemas de pedras nos rins, pois ajuda na produção de maior volume de urina.
Uma fatia de melancia que tem, em média, 300g, tem apenas 78 calorias e fornece fibras, proteína, água, vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
Portanto, um dos principais benefícios da melancia é que ela é rica em nutrientes e contribui diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico.
Devido às fibras presentes na melancia ela também é favorável às pessoas com problemas digestivos, contribuindo no trânsito intestinal e aliviando quadros de constipação.
A melancia é rica em carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno, que contribui na proteção da pele contra a ação da radiação solar.
Isso não significa que comer melancia elimina a necessidade de usar protetor solar diariamente, mas assim como a cenoura, a presença de carotenoides no organismo vai minimizar os danos às células.
Além disso, as propriedades antioxidantes também contribuem na proteção celular.
Diferentes nutrientes presentes na melancia fazem dela benéfica à saúde e aparência da pele e dos cabelos.
A vitamina C, por exemplo, contribui na síntese de colágeno; a vitamina A atua na regeneração celular enquanto os carotenoides vão agir em benefício da pele contra os danos causados pela radiação solar na derme.
A ação anti-hipertensiva da melancia deve-se à presença de citrulina, aminoácido que age na elevação dos níveis de óxido nítrico que, por sua vez atua na vasodilatação das artérias, resultando na diminuição da pressão arterial.
Além disso, o licopeno presente na melancia ajuda na prevenção do colesterol ruim (LDL), contribuindo na saúde cardíaca ao evitar o colesterol alto, que pode ser um impeditivo até para uma cirurgia plástica.
A citrulina também é benéfica à prática esportiva, melhorando o desempenho durante os treinos.
Além disso, a volume de fibras e água na melancia faz com que a fruta seja favorável à perda de peso por contribuir no funcionamento intestinal.
Apesar disso, para que haja resultados, é fundamental investir em uma reeducação alimentar, com a ingestão de melancia, mas também de outras frutas, diversificando os nutrientes consumidos.
Deve-se priorizar uma alimentação mais natural, quando possível, com ampla variedade de legumes, verduras, oleaginosas, cereais, grãos e óleos saudáveis.Portanto, para obter os benefícios da melancia basta inserir essa deliciosa fruta na sua rotina e manter uma alimentação saudável, preferencialmente associada à prática de atividades físicas e bons hábitos.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.