Saiba o que são alimentos funcionais, quais os benefícios deles e como incorporá-los na dieta!
Com a correria do dia a dia nada melhor do que poder investir em uma alimentação saudável e que agregue realmente ao nosso organismo, não é mesmo? Os benefícios dos alimentos funcionais justificam uma reformulação na dieta para incluir os itens mais nutritivos.
Muitas dietas restritivas ou malucas são iniciadas visando emagrecer, mas a reeducação alimentar baseada em opções comprovadamente saudáveis pode ajudar nesse objetivo e também melhorar sua saúde.
A seguir saiba o que são e os benefícios dos alimentos funcionais, aprendendo como incorporá-los à sua dieta!
Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde e atendem as funções nutricionais básicas. Entre os exemplos mais clássicos estão aqueles com alto teor de fibras, como aveia, pão integral e arroz integral.
Os benefícios desses alimentos estendem-se ao longo prazo, contribuindo na prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como diabetes tipo 2 e câncer.
Destaca-se que alimento funcional é diferente de alimento enriquecido, que são aqueles que, em geral, repõem um nutriente que é perdido ou reduzido no processamento.
Alimentos industrializados também podem ser funcionais, mas exigem uma avaliação detalhada do rótulo e uma dieta adequada para que faça efeito.
E quando um alimento é considerado funcional? As especificidades são determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que faz o registro desses produtos.
Destaca-se, no entanto, que para que ele atenda às exigências deve ter uma propriedade funcional cientificamente comprovada.
Para entender os benefícios dos alimentos funcionais também é necessário conhecer os diferentes tipos existentes. Confira quais são eles e em qual alimento cada nutriente pode ser adquirido.
Portanto, os benefícios são variados, podendo contribuir de diferentes formas para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças.
Então, se o objetivo é uma reeducação alimentar baseada em uma dieta diversificada e saudável para ajudar tanto na manutenção do peso quanto da saúde, incorpore os alimentos funcionais. Conheça 5 deles!
As verduras e frutas são benéficas para evitar doenças cardíacas e relacionadas à hipertensão arterial. Destaca-se que o consumo diário deve incluir três variedades de verduras e entre três e cinco tipos de frutas.
A aveia melhora o funcionamento do sistema digestivo e reduz os níveis de colesterol ao contribuir com a eliminação da gordura consumida.
Diariamente devem ser consumidas três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro de aveia integral.
Podem ser consumidos peixes de diferentes variedades como sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau.
A recomendação é o consumo de cerca de 180 gramas de peixe por semana, mas, em geral, a ingestão de peixe dos brasileiros fica bem abaixo da indicação.
Esses alimentos ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e melhorar o bom (HDL). Também ajudam na prevenção do AVC e infarto.
Essas castanhas contribuem na prevenção de problemas cardíacos, sendo que a do pará tem um limite de duas unidades diárias e a de caju tem um limite de cinco a seis unidades por dia.
A linhaça ajuda na diminuição do colesterol ruim, controle glicêmico e funcionamento intestinal.
O consumo deve ser de duas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia. Os nutrientes são mais facilmente absorvidos quando a linhaça é triturada, mas evite guardá-la assim por muitos dias.
Portanto, para incorporar os benefícios dos alimentos funcionais na sua dieta basta a incorporação dos alimentos indicados. Lembre-se sempre que todo consumo deve ser moderado e o auxílio especializado pode ser valioso para alcançar seus objetivos.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.