Alívio das dores, oxigenação da pele, redução da ansiedade e controle das emoções: conheça esses e outros benefícios que a massagem relaxante oferece para você
Um momento só para você se reconectar com seu corpo e sua mente, aliviar as tensões e ainda proporcionar vários benefícios para a saúde e a beleza: esta é a massagem relaxante, uma técnica terapêutica que ajuda a dar vida nova ao seu dia a dia.
Afinal, em meio a tantos compromissos profissionais, pessoais e familiares, o trânsito, as cobranças, as preocupações e todas as notícias que nos levam a desacreditar no mundo, não é difícil começar a apresentar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
O fato de não conseguirmos nos desconectar do mundo externo contribui em grande parte para o surgimento desses problemas. Felizmente, a massagem relaxante aparece com um recurso excelente para nos reequilibrarmos física e mentalmente.
A massagem relaxante é uma técnica terapêutica baseada na aplicação de pressão ritmada e metódica no corpo ou em uma parte específica. Os movimentos têm intensidades diferentes e incluem deslizamento, amassamento, fricção, pinçamento, vibração e percussão, entre outros.
Para isso, p profissional pode utilizar cremes ou óleos essenciais que facilitam o trabalho no corpo do paciente e ainda promovem efeitos com base na aromaterapia, favorecendo a sensação de bem-estar.
Por meio desses movimentos, o massoterapeuta consegue trabalhar os músculos, o sistema circulatório, o sistema nervoso e os canais de energia do paciente, de modo a promover um estado de relaxamento e o reequilíbrio do corpo e da mente.
Veja mais – Para fazer em casa: aromaterapia.
Como o próprio nome indica, essa técnica de massagem promove um estado de relaxamento e bem-estar, mas ela também oferece diversos outros benefícios ao corpo, contribuindo para a saúde e a beleza. Conheça os principais:
Este, provavelmente, é o benefício mais conhecido desta massagem. Por trabalhar os músculos e soltar pontos de tensão, esta técnica ajuda a aliviar dores causadas pelo estresse do dia a dia ou por uma carga excessiva na academia, por exemplo.
Assim, a massagem relaxante contribui para o alívio de dores nas costas, nos ombros, na panturrilha, nas coxas etc. e também para o alívio do torcicolo.
O próprio toque no corpo tem um efeito terapêutico de aliviar dores e tensões, o que já contribui para reduzir a irritação causada por esses problemas e deixar qualquer pessoa mais tranquila.
Além disso, a massagem relaxante estimula a liberação de substâncias que ajudam a melhorar o humor e promovem o bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Dessa forma, a técnica é uma boa forma de combater o estresse e a ansiedade do dia a dia.
Outro benefício dessa técnica de massagem é a redução dos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse – uma vantagem que se soma à liberação da serotonina e da endorfina para criar o efeito de bem-estar.
A diminuição do cortisol ainda nos ajuda a dormir melhor, pois ele funciona em um ciclo com a melatonina – o hormônio do sono. Dessa maneira, a massagem favorece o equilíbrio entre essas duas substâncias, nos deixando menos ansiosos e irritados e combatendo a insônia.
A massagem relaxante promove a liberação da histamina, uma substância que aumenta o calibre dos vasos e, em consequência, melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue viaja mais facilmente pelo corpo, levando mais oxigênio e nutrientes aos tecidos.
Uma consequência desse efeito é que a pele passa a ser mais bem abastecida com essas substâncias, ajudando a manter os processos de nutrição e renovação celular necessários para que ela permaneça bonita, jovem e saudável por mais tempo.
Da mesma forma que a massagem relaxante estimula a circulação sanguínea, ela também melhora a circulação linfática, responsável pela eliminação das toxinas que se acumulam no organismo.
O benefício não é tão intenso quanto aquele promovido pela drenagem linfática, mas não deixa de ser uma vantagem desse tipo de massagem também.
A massagem também tem como efeito um aumento do número de células de defesa que circulam pelo corpo, o que promove o fortalecimento do sistema imunológico contra agentes invasores que causam doenças infecciosas.
Em consequência, seu organismo se torna mais resistente a doenças como resfriados e gripes, comuns quando sofremos uma queda de imunidade.
Separar um tempo de qualidade para cuidar de si mesma é uma excelente forma de renovar as energias, se afastar das tensões e trabalhar o lado psicológico, o que resulta em um maior controle das emoções.
Claro que os problemas continuarão existindo, mas a massagem relaxante ajuda você a ter uma clareza maior de pensamento e a analisar as situações de forma mais objetiva, pois você estará menos sujeita às influências da ansiedade e da irritação.
Por meio do reforço do controle das emoções, essa técnica ajuda a prevenir e a aliviar problemas de saúde que estão relacionados ao bem-estar psicológico, como TPM, fibromialgia, enxaqueca, hipertensão, psoríase, dores e a própria ansiedade, entre outros.
Além disso, esse é mais um benefício em favor do sistema imunológico – pois, como você já sabe, períodos de estresse aumentam as chances de sofrermos uma queda nas nossas defesas naturais, ficando mais suscetíveis a doenças infecciosas.
Não deixe de ver – Confira 09 mitos e verdades sobre celulites e estrias!
A massagem relaxante é uma técnica muito conhecida e segura, mas devem ser observados alguns cuidados. Os movimentos nunca devem causar dor, por exemplo, pois isso indica que o corpo não foi trabalhado corretamente.
Pessoas com problemas de circulação, inflamações agudas, problemas de pele e condições cardíacas não estabilizadas devem passar por uma avaliação médica antes de fazer a sessão, enquanto as gestantes não devem receber a massagem na barriga.
Quando feita de forma regular, essa técnica tem muitos benefícios a oferecer ao corpo e a mente, e seus efeitos vão muito além do bem-estar.
Você já fez alguma sessão de massagem relaxante? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer os demais procedimentos estéticos e opções de cirurgias plásticas realizadas pela Dra. Luciana Pepino!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.