Reservar alguns minutos apenas para cuidar de você mesma, equilibrando e reconectando corpo e mente pode parecer: é isso que acontece em uma sessão de massagem relaxante, uma técnica que traz benefícios para a saúde, a beleza e o espírito.
Em meio a uma rotina cheia de demandas do trabalho, eventos sociais e compromissos familiares, pode ser mesmo difícil deixar de lado a irritação que passamos no trânsito, a sobrecarga das cobranças e as preocupações do dia a dia.
Porém, quando não conseguimos nos desligar um pouco do que se passa ao nosso redor, estamos abrindo caminho para a instalação de problemas como estresse, ansiedade e depressão, que prejudicam ainda mais nossa saúde.
Dessa forma, recorrer a uma técnica terapêutica como a massagem não é um luxo, e sim uma forma de manter sua energia, sua vitalidade e sua capacidade de raciocínio para tomar as melhores decisões e manter a disposição para as demais atividades.
Esta técnica terapêutica se trata da aplicação de uma pressão controlada e ritmada em todo o corpo ou em partes específicas dele, incluindo movimentos como deslizamento, fricção, pinçamento, vibração, amassamento etc.
Por meio dos movimentos típicos da massagem relaxante, é possível impactar de forma positiva os músculos, a circulação, o sistema nervoso e os canais de energia, promovendo o reequilíbrio entre corpo e mente e levando a um relaxamento.
Para deixar a massagem mais confortável, o profissional pode utilizar óleos e cremes que facilitam o deslizar das mãos. Além disso, esses produtos podem estimular benefícios com base na aromaterapia, potencializando os efeitos da técnica de massagem.
Como o próprio nome da técnica nos diz, a massagem relaxante tem como objetivo principal a promoção do relaxamento e do bem-estar do paciente. Contudo, ela traz outros efeitos muito interessantes, que beneficiam a saúde e a beleza de foram geral. Saiba mais sobre eles:
A massagem relaxante é uma das melhores formas de melhorar sua saúde mental em dias especialmente estressantes, quando temos que lidar com novas preocupações e problemas além daqueles que nos afligem no cotidiano.
Isso acontece devido ao próprio toque no corpo, que ajuda a pessoa a se desconectar um pouco da confusão que se passa em sua mente. Além disso, a massagem estimula a liberação de serotonina e endorfina, substâncias que promovem a sensação de bem-estar.
Ao combater a ansiedade, a massagem relaxante reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Como ele funciona em ciclo com a melatonina (hormônio do sono), o equilíbrio entre eles faz com que você durma melhor e tenha um sono de mais qualidade.
Os benefícios da regulação dos níveis de cortisol se somam ao aumento das taxas de serotonina e endorfina, potencializando a sensação de relaxamento e bem-estar e ajudando no combate à insônia.
Este é um dos benefícios mais diretos dessa técnica terapêutica: com os movimentos, é possível trabalhar os músculos para “soltar” os pontos de tensão, contribuindo para o alívio das dores causadas por exercícios físicos ou pela tensão do dia a dia.
Dessa forma, a massagem relaxante tem muito a nos ajudar em casos de torcicolo, por exemplo, e de dores musculares que atingem pescoço, ombros, costas, lombar, coxas, panturrilhas, entre outros.
Os movimentos da massagem estimulam a liberação de substâncias que aumentam o diâmetro dos vasos sanguíneos, permitindo uma melhor no fluxo. Com isso, o sangue circula com mais facilidade e consegue abastecer os tecidos periféricos com oxigênio e nutrientes.
Essa é uma consequência que inclusive traz benefícios para a beleza, pois a melhora na circulação contribui para a oxigenação da pele e para o processo de renovação celular, prevenindo os sinais do envelhecimento.
Embora não ofereça os mesmos benefícios da drenagem linfática, a massagem relaxante também estimula a circulação da linfa, da mesma forma que acontece com a circulação sanguínea, mesmo que em um nível menor.
Dessa forma, essa técnica contribui para a remoção das toxinas dos tecidos por meio do sistema linfático e possibilita que essas substâncias prejudiciais sejam eliminadas do organismo.
Outro benefício dessa terapia é um estímulo na produção das nossas células de defesa, deixando o sistema imunológico mais alerta e preparado para combater microrganismos e outros tipos de germes que causam doenças.
Em consequência, o corpo fica menos suscetível a infecções como gripes e resfriados e a episódios de herpes, que são mais frequentes quando passamos por períodos de queda na imunidade.
A massagem não evita os problemas do dia a dia, mas ela permite que você restabeleça a conexão entre corpo e mente, o que nos ajuda a ter mais clareza de pensamento e controle emocional para lidar com os obstáculos e dificuldades.
Além disso, essa técnica contribui para o alívio e a prevenção de condições que estão intimamente associadas ao emocional, como enxaqueca, hipertensão, psoríase, TPM, ansiedade, fibromialgia e depressão.
Embora seja vista como uma técnica simples, a massagem relaxante deve seguir alguns critérios para realmente trazer benefícios e manter a segurança dos pacientes. Por isso, ela deve ser feita por profissionais experientes e habilitados.
Esta massagem não pode causar nenhum tipo de dor ou desconforto, pois todos os seus movimentos são suaves. Se houver algum incômodo, isso significa que a técnica pode estar sendo aplicada incorretamente.
Além disso, é preciso observar algumas contraindicações desta terapia, como problemas de circulação, de pele e cardíacos não estabilizados e inflamações agudas. As gestantes podem fazer massagens relaxantes, desde que não haja movimentos na região da barriga.
Se você ficou interessada nos benefícios dessa massagem, entre em contato com a clínica da Dra. Luciana Pepino para agendar uma avaliação e permita-se desfrutar de alguns momentos dedicados apenas a você mesma. Você merece!
Aproveite também para conferir os procedimentos estéticos e cirurgia plásticas que a clínica oferece!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.