Pode ser que você tenha dado à luz ou emagrecido bastante e esteja muito feliz na sua condição de mamãe ou de pessoa dentro da faixa de peso saudável. Ao mesmo tempo, pode ser que você esteja incomodada com a flacidez na barriga.
A gestação, o emagrecimento, o efeito sanfona e o próprio processo de envelhecimento afetam a região abdominal, deixando-a mais saliente e com a pele e os músculos mais “moles”, com uma tendência maior a acumular gordura.
Muitas vezes, essa barriguinha extra não pode ser eliminada mesmo seguindo uma dieta equilibrada e fazendo exercícios físicos, incomodando inclusive pessoas magras. Se este é o seu caso, você precisa conhecer os procedimentos e cirurgias para se livrar desse problema.
Quando a alimentação e os exercícios não oferecem bons resultados no combate à flacidez abdominal, é possível recorrer a procedimentos estéticos capazes de tonificar a pele e os músculos dessa região. Confira:
Consiste no uso de um aparelho que produz ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas de água dos tecidos, gerando calor. Com o aquecimento das camadas mais profundas, ocorre a contração das fibras de colágeno e elastina, conferindo mais firmeza à pele.
Além disso, por estimular a atividade dos fibroblastos, a radiofrequência promove a produção de novas fibras de colágeno. Por fim, também há o rompimento da membrana das células de gordura, facilitando sua eliminação.
Esse tratamento funciona por meio de um choque térmico. Para isso, utiliza-se uma ponteira que aplica temperaturas de até 10 graus negativos sobre a pele junto com a radiofrequência mono e multipolar, que geram calor de até 60 graus.
Dessa forma, há uma mobilização das células de gordura e a estimulação das fibras de colágeno e elastina, ajudando a combater a flacidez na barriga sem causar queimaduras na pele. Saiba mais sobre a criofrequência.
Combina a radiofrequência com o ultrassom seletivo Shear Waves de forma a estimular o colágeno e facilitar o rompimento das células de gordura, que podem então ser eliminadas. Assim, a região tratada ganha muito mais sustentação. Saiba mais sobre o Ultra Accent.
Esse procedimento estético consiste na injeção de substâncias na camada intermediária da pele (derme) com diversos objetivos. Quando o foco é combater a flacidez na barriga, as injeções contêm substâncias como:
A luz infravermelha fracionada estimula a retração da pele e aumenta a produção de colágeno e elastina. Como o infravermelho age na camada mais superficial da pele, esse tratamento é mais indicado para pessoas que apresentam apenas flacidez, sem gordura localizada.
O procedimento é feito em cerca de quatro a seis sessões quinzenais ou mensais, com resultados perceptíveis depois da quarta sessão.
O Power Shape é a combinação das técnicas de laser, sucção a vácuo e radiofrequência no mesmo aparelho, potencializando seus resultados. Para tratar a flacidez na barriga, costumam ser feitas cerca de 8 sessões, com mudanças visíveis a partir da quarta.
A radiofrequência e a sucção funcionam como uma espécie de pré-tratamento, preparando a pele e o tecido adiposo para a ação do laser. Assim, ocorre a quebra das células de gordura e a estimulação do colágeno, deixando a barriga mais firme.
A corrente russa é um procedimento indicado para combater a flacidez que tem causas musculares. Na barriga, isso acontece quando os músculos perdem o tônus e se afastam, algo comum durante a gestação.
O tratamento consiste na aplicação de uma corrente elétrica de intensidade controlada para produzir uma contração muscular, fazendo com que eles fiquem mais firmes. A corrente russa também dá mais sustentação à pele e estimula a circulação sanguínea e linfática.
Quando a flacidez na barriga é muito acentuada, os tratamentos estéticos podem não ser suficientes para eliminar esse problema. Nesse caso, há a indicação da abdominoplastia, a cirurgia que remove o excesso de pele e confere um perfil mais liso e tonificado a essa região.
Essa cirurgia plástica é sempre feita em ambiente hospitalar, pois costuma-se utilizar anestesia ráqui ou peridural com sedação intravenosa para que o paciente durma ou a anestesia geral. Conheça os tipos de abdominoplastia e suas indicações:
A decisão pelo melhor tipo de abdominoplastia e a escolha do procedimento estético mais recomendado depende das condições da pele do paciente, da quantidade de gordura acumulada e dos resultados esperados.
Por isso, é sempre necessário fazer uma avaliação presencial com um especialista na hora de escolher o tratamento mais indicado para você. Agende sua consulta com a Dra. Luciana Pepino e fique por dentro de todas as possibilidades!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.