(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
mulher olhando para a câmera de jaqueta e lenço sorrindo

Quais são os tipos de preenchimento estético? Quanto tempo eles duram?

Ácido hialurônico, gordura do próprio paciente, bioplastia e muito mais: conheça as diferentes técnicas de preenchimento estético e saiba como elas rejuvenescem o seu rosto.

Com o passar do tempo, a pele sofre uma queda na produção de colágeno, a proteína responsável pela firmeza do tecido. Com isso, o rosto fica mais sujeito a apresentar rugas e flacidez – e é nessa hora que os vários tipos de preenchimento estético entram em ação.

Sumário

Por meio de diversas técnicas, hoje a medicina estética é capaz de repor o volume perdido das maçãs do rosto e dos lábios, tratar olheiras e sulcos profundos e estimular a rede de suporte da pele, recuperando seu tônus. Saiba mais sobre esses tratamentos!

Os tipos de preenchimento estético e a duração dos seus efeitos

As técnicas de preenchimento estético oferecem resultados naturais, combatendo o envelhecimento por meio de tratamentos pouco invasivos. Contudo, a maior parte delas tem efeitos temporários, sendo necessário repeti-las depois de algum tempo.

Conheça os diversos tipos de preenchimento facial, suas indicações e a duração média dos resultados oferecidos por eles:

Preenchimento facial

Feito por meio da injeção de ácido hialurônico, este é o mais tradicional entre os preenchimentos. Ele pode ser utilizado para dar mais volume a regiões como maçãs do rosto, queixo, mandíbula e lábios e para nivelar olheiras e sulcos como o bigode chinês.

Além disso, o ácido hialurônico atrai moléculas de água, contribuindo para a hidratação da pele. Como essa substância ocorre naturalmente no organismo, ela é reabsorvida em cerca de 10 a 12 meses, de modo que é necessário repetir o procedimento para manter seus efeitos.

MD Codes

Esta técnica também está entre os tipos de preenchimento que utilizam o ácido hialurônico, mas ela pode ser considerada uma versão mais avançada do preenchimento facial, pois a substância é injetada em locais específicos para corrigir a flacidez.

Para isso, é feito um mapeamento do rosto do paciente, de modo a identificar os pontos que perderam sua sustentação. Assim, obtém-se um efeito de lifting não cirúrgico que dura de 12 a 18 meses.

Fios de Sutura Silhouette

Também conhecida como fios de sustentação e lifting com fios, esta técnica consiste na aplicação de fios fabricados de ácido polilático que contêm pequenos cones ao longo de seu comprimento com o objetivo de tratar a flacidez facial.

Enquanto o ácido polilático estimula a produção de colágeno, os cones fixam a pele ao tecido subcutâneo, promovendo o efeito de tração de lifting. Os fios são absorvíveis pelo organismo em cerca de 18 meses, mas o colágeno produzido permanece.

Lifting com fios de PDO

Outra opção entre os tipos de preenchimento que combatem a flacidez facial, este procedimento estético consiste na inserção de fios feitos de polidioxanona (PDO) para promover um efeito de lifting e estimular a produção de colágeno.

Os fios são absorvidos pelo organismo em torno de 6 a 8 meses depois da sessão, mas a fibrose que surge ao redor deles faz com que os resultados durem cerca de 12 meses. Depois disso, é necessário repetir o procedimento.

Sculptra

O Sculptra é um preenchimento feito com o ácido polilático, que estimula a atividade dos fibroblastos – células responsáveis pela produção do colágeno. Assim, esse procedimento é indicado para prevenir e combater a flacidez e melhorar o contorno facial.

Os resultados são percebidos com mais intensidade dois meses depois da aplicação e duram cerca de dois anos, dependendo do estilo de vida do paciente (alimentação, hábitos saudáveis, outros tratamentos etc.).

Lipoenxertia

Esta técnica consiste em utilizar a gordura do próprio paciente para preencher os sulcos e rugas profundas, promovendo o rejuvenescimento. Para isso, o tecido adiposo é removido por meio de uma lipoaspiração nas regiões em que há um excesso de gordura.

Por se tratar de tecido adiposo autólogo, cerca de 40% a 50% do volume injetado é absorvido pelo organismo. Como essa absorção é lenta, os resultados podem ser avaliados em cerca de três meses, sendo então considerados definitivos.

Bioplastia

A bioplastia é um preenchimento permanente feito com PMMA (polimetilacrilato), um gel composto por micropartículas de acrílico. Essa técnica pode ser usada para corrigir sulcos, aumentar os lábios, o queixo e as maçãs do rosto e modelar o nariz.

Este é um método bastante controverso, pois o PMMA pode causar rejeições. Nesse caso, é praticamente impossível removê-lo do corpo, o que traz graves consequências. Por isso, ele não pode ser utilizado em regiões maiores, como coxas e glúteos.

Além disso, por ter efeito definitivo, é preciso que a aplicação seja feita com muita cautela para evitar resultados exagerados que não poderão ser corrigidos, como o famoso “bico de pato”.

marcações no rosto de uma mulher para preenchimento facial
fonte: pinterest

Radiesse

Este tratamento consiste na aplicação de um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio, uma substância que ocorre naturalmente no organismo, com o objetivo de repor o volume facial perdido e corrigir sulcos profundos.

Esse gel tem função bioestimuladora do colágeno e uma única sessão pode oferecer resultados que permanecem de 18 a 24 meses.

Ellansé

Um dos tipos de preenchimento mais modernos, o Ellansé consiste na aplicação de um gel com microesferas feitas com um polímero bioabsorvível com o objetivo de nivelar rugas e sulcos e de estimular a produção de colágeno.

O Ellansé está disponível em quatro versões com duração de 1, 2, 3 ou 4 anos. Assim, um paciente que vai fazer o procedimento pela primeira vez pode optar pela menor duração, enquanto aqueles que já o conhecem podem preferir a versão mais duradoura.

A escolha pelo melhor tipo de preenchimento depende da queixa apresentada pelo paciente, das condições da sua pele e dos resultados esperados por ele.

Por isso, é fundamental ter a orientação de um cirurgião plástico. Agende sua avaliação com a Dra. Luciana Pepino! Aproveite também para conferir os demais procedimentos estéticos e cirurgias plásticas que a clínica oferece.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp