O peeling de cristal é um procedimento estético rápido e praticamente indolor indicado para tratar diversas imperfeições da pele, como estrias, cicatrizes de acne, manchas, melasma e rugas finas, entre outras.
Esse tratamento consiste em uma esfoliação feita com cristais, promovendo uma microdermoabrasão que deixa a pele mais macia, suave e uniforme.
O peeling de cristal utiliza um aparelho que lança cristais de hidróxido de alumínio sobre a pele, de modo a remover as células mortas e estimular a renovação da região tratada. Além disso, o procedimento favorece a produção de colágeno, que dá firmeza à pele.
O tratamento pode ser feito no rosto e no corpo (especialmente abdômen, dorso e culotes). A profundidade da esfoliação pode ser regulada no aparelho, atingindo apenas a epiderme ou também a derme.
Como ocorre a remoção da barreira de proteção, ativos como ácido retinoico, vitamina C, substâncias hidratantes e colágeno podem ser aplicados diretamente na camada intermediária da pele, de forma que seu efeito será muito mais poderoso.
Ao final do procedimento, os cristais e as impurezas são removidos da pele por meio de um vácuo, que suga todas essas partículas.
Embora seja um procedimento simples e não invasivo, o peeling de cristal precisa de alguns cuidados para evitar lesões na pele, que podem ser permanentes, e oferecer os melhores resultados.
Para isso, é preciso seguir algumas medidas antes mesmo de fazer o procedimento. Confira:
Por promover uma dermo abrasão, o mais indicado é que o peeling de cristal seja realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. Os esteticistas também podem fazer o procedimento, mas somente com ponteiras menos potentes, que têm efeito mais superficial.
Dessa forma, para evitar lesões na pele e ao mesmo tempo garantir resultados mais visíveis, a melhor opção continua sendo fazer o tratamento em uma clínica de confiança, na presença de um médico especializado na área.
A escolha de um médico para fazer o peeling de cristal também tem a vantagem de que este profissional está apto a reconhecer e tratar condições de pele que inviabilizam o procedimento, como herpes ativa, infeções no local a ser tratado e acne severa.
O peeling de cristal nem sempre requer um preparo da pele, mas o médico pode solicitar que o paciente utilize renovadores celulares como ácido retinoico e ácido glicólico antes de fazer tratamento de estrias, foliculite ou clareamento, permitindo uma melhor absorção dos ativos.
Outro cuidado antes do procedimento é evitar situações que podem prejudicar os resultados, como exagerar no sol antes de tratar estrias ou clarear a pele.
Da mesma forma, a limpeza de pele também deve ser evitada para não aumentar a sensibilidade. Vale lembrar, porém, que a limpeza de pele traz muitos benefícios quando feita em outros momentos.
Você também pode gostar de – Como cuidar da pele das mãos e do pescoço para atrasar o envelhecimento.
A recuperação do peeling de cristal é rápida e não requer que o paciente se afaste do trabalho ou deixe de ir a compromissos sociais, diferente do que acontece com os peelings químicos mais profundos.
Porém, a pele pode ficar um tanto avermelhada e ter um pouco de inchaço, sensibilidade e ardência, como se fosse uma queimadura solar leve. A pele também pode ficar um pouco mais ressecada temporariamente e apresentar uma descamação discreta.
Dessa forma, é preciso seguir alguns cuidados para proteger a pele e ajudá-la a se recuperar. Conheça os principais:
Como a pele renovada é ainda mais sensível à radiação UVA e UVB, o paciente deve evitar a exposição ao sol e usar protetor solar com FPS 30 ou superior para evitar o surgimento de manchas e outras lesões.
Por estar mais sensível, a pele pode apresentar ardência se for lavada com sabonetes comuns. Dessa forma, é indicado utilizar sabonetes neutros, preferencialmente sem fragrância, corantes e parabenos.
Como o peeling de cristal remove a primeira camada de proteção, a pele tende a ficar temporariamente mais ressacada. Para ajudá-la a recuperar seu conteúdo de água, é necessário aplicar um creme hidratante conforme indicado pelo médico.
Loções cicatrizantes e águas termais contêm ingredientes que ajudam a aliviar a sensação de ardência e a vermelhidão na pele, acelerando a recuperação.
Uma forma de combater o inchaço da pele depois do peeling de cristal é aplicar compressas geladas de chá de camomila ou soro fisiológico no local que passou pelo procedimento.
Algumas pessoas se sentem muito tentadas a arrancar as pelezinhas que se soltam, mas esse hábito pode machucar a pele e formar uma cicatriz ou mancha permanente. Por isso, é preciso fazer o máximo de esforço para não puxar as escamas que estão se soltando.
Se você ainda ficou com dúvidas, veja mais detalhes sobre o peeling de cristal!
Ao seguir esses cuidados antes e depois do peeling de cristal, o procedimento se torna ainda mais seguro e os resultados ficam ainda melhores.
Se você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de agendar sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino e aproveite para conhecer os demais procedimentos estéticos e opções de cirurgia plástica!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.