Você provavelmente já fez uma limpeza de pele na sua casa, ou pelo menos já realizou alguma de suas etapas. Nessas ocasiões, usamos produtos adequados para o uso doméstico, ou seja, são produtos mais suaves e com chance menor de causar danos à pele, mas, ao mesmo tempo, seus efeitos também são mais superficiais do que aqueles obtidos em uma limpeza de pele profissional.
Fazer a limpeza de pele em casa é importante para remover células mortas, hidratar e tonificar a cútis, mantendo uma aparência jovem por mais tempo. Entretanto, a limpeza de pele feita em uma clínica profissional é capaz de, além de proporcionar esses benefícios, remover cravos abertos ou fechados, remover miliuns e suavizar sinais de acne.
A limpeza de pele profissional é indicada para todos os tipos de pele, ajudando a controlar a oleosidade e a hidratação. Vale lembrar que esse procedimento também pode ser feito em outras partes do corpo além do rosto, como o colo e as costas.
A limpeza de pele não deve ser feita quando existem espinhas inflamadas, pois o procedimento pode piorar a situação. Nesse caso, o melhor a se fazer é consultar um médico dermatologista antes de fazer a limpeza.
Ao chegar à clínica ou consultório, a cliente será encaminhada a uma maca e terá seus olhos cobertos com uma proteção. Todo o procedimento leva cerca de uma hora e é dividido em etapas.
A limpeza de pele deve ser feita a cada dois meses para quem tem pele normal ou seca e uma vez por mês para quem tem pele mista ou oleosa ou apresenta uma grande quantidade de cravos.
Veja como a limpeza de pele acontece:
A assepsia é a “limpeza” propriamente dita, ou seja, é quando é feita a higienização da pele com produtos específicos para remover maquiagem, cosméticos, resíduos de poluição e oleosidade.
Algumas opções de produtos para esta etapa são à base de aloe vera e chá verde, que promover uma desintoxicação da pele.
A abertura dos poros é um procedimento com a finalidade de facilitar a remoção de cravos e impurezas. Essa etapa pode ser feita com a aplicação de uma máscara que ajuda a relaxar a camada mais superficial da pele ou, então, com vapor de ozônio e vapor-d’água.
Sem abrir os poros, a retirada dos cravos pode ser muito dolorida e acabar causando lesões à pele. Vale lembrar que espremer a pele em casa para remover os cravos é um hábito bastante desaconselhável, pois você pode acabar com uma mancha de difícil remoção.
Outro passo importante para facilitar a retirada dos cravos e das impurezas é a esfoliação da pele, que consiste em remover as células mortas da camada mais superficial da pele. Em geral, a esfoliação é feita com produtos contendo pequenos grânulos que agem mecanicamente para a remoção das impurezas.
O creme esfoliante é aplicado em movimentos circulares por todo o rosto. Ao final, o produto é removido antes do próximo passo.
A extração é a etapa dedicada à remoção dos cravos abertos (pontos pretos), cravos fechados (pontos brancos) e miliuns (pequenos cistos de cor branco-amarelada que ficam salientes na pele). Esse é o passo mais demorado da limpeza de pele, podendo levar até meia hora dependendo da quantidade de impurezas a serem removidas.
Para remover os cravos, o profissional os espreme com os dedos, com auxílio de uma gaze – que diminui o desconforto do procedimento e evita causar lesões à pele. Já para a remoção dos miliuns, é necessário utilizar uma microagulha para romper a pele ao redor do cisto e fazer a extração do sebo acumulado.
Vale lembrar que a extração deve ser feita com muito cuidado e delicadeza, de forma a não causar dor e não machucar a pele do paciente.
Outra técnica utilizada nesta etapa é a extração com um equipamento de ultrassom, capaz de atingir as camadas mais profundas da pele.
Finalizada a extração, o próximo passo consiste em utilizar o aparelho de alta frequência para ajudar na cicatrização de microlesões que podem acontecer durante a limpeza da pele.
Além disso, essa técnica tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a acalmar a pele, e também é capaz de combater a ação e a proliferação de determinados fungos e bactérias.
Agora, já estamos no final da limpeza de pele. Nesta etapa, é aplicada uma máscara com efeito calmante apropriada para o tipo de pele da cliente, de forma a diminuir a vermelhidão do rosto. Os produtos podem ser à base de azuleno ou mentol.
Para encerrar os cuidados com a pele, vem a etapa de aplicação do filtro solar. O produto escolhido costuma ser um gel ou loção, para não entupir os poros, com FPS superior a 30. O uso do protetor solar é indispensável todos os dias, porém, logo depois da limpeza de pele, ele é ainda mais importante para evitar a formação de manchas e queimaduras na pele, que estará mais sensível do que o normal.
Depois de todas essas etapas, sua pele vai precisar de cuidados como evitar a exposição solar e não utilizar produtos à base de ácidos, que podem prejudicar a pele sensibilizada. Utilize apenas produtos recomendados pelo profissional para evitar alergias e irritações na pele.
Como você pôde ver, a limpeza de pele em uma clínica é bem mais complexa do que a limpeza caseira. Cada uma tem sua finalidade e sua importância e deve ser feita de forma apropriada. Sempre procure produtos de boa qualidade e profissionais sérios para ter um resultado satisfatório.
Você também pode gostar de: Tratamento de Pele: Saiba qual é o ideal para peles brancas
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.