A avaliação de transplante capilar é um procedimento que dá início ao processo que devolve a autoestima e o visual natural que o paciente procura com esse tipo de cirurgia.
Vale lembrar que o transplante capilar é um procedimento indicado para graus de calvície avançados, quando outras abordagens não apresentam mais resultados.
Contudo, antes de decidir pelo tipo de procedimento, um especialista precisa analisar a situação.
Essa primeira consulta contribui para que o paciente tire todas as dúvidas em relação ao transplante e também para que o médico avalie o caso individualmente, indicando a melhor abordagem.
A seguir, confira como é realizada a avaliação de transplante capilar!
O que é uma avaliação de transplante capilar?
A avaliação de transplante capilar é a primeira consulta realizada para determinar qual o procedimento indicado para o caso – incluindo barba ou sobrancelha.
Nela, o médico estabelece uma relação de confiança com seu paciente, tirando dúvidas e esclarecendo possíveis expectativas em relação ao resultado.
Além disso, permite que o especialista identifique a conduta mais indicada e contribui para que o paciente entenda os métodos e entenda os preparativos pré-operatórios.
Também é o momento certo de saber como será a recuperação após a cirurgia: o que fazer e o que está proibido, quais etapas envolvem a recuperação e o que esperar de cada uma delas.
Assim como quanto tempo levará para ter o resultado definitivo ou em qual estação é mais indicada para o procedimento.
É muito comum que surjam dúvidas em relação ao assunto. Por esse motivo, a avaliação de transplante capilar também é uma oportunidade para realizar os questionamentos, discutindo seus medos e anseios com o profissional.
Quem é o profissional responsável pelo procedimento?
Para que o transplante alcance a qualidade desejada, o profissional responsável pela cirurgia deve ser um médico especialista em tricologia (médico tricologista).
Considerando que o transplante capilar é uma cirurgia, deve ser realizado por um profissional capacitado e experiente para garantir o desejado resultado natural, considerando o bem-estar do paciente.
No entanto, infelizmente, existe no mercado a oferta do procedimento realizada por pessoas que não possuem qualificação para a tarefa.
Por isso, saber como escolher um especialista em transplante capilar é a melhor forma de garantir segurança durante e depois do procedimento.
Como é feita a avaliação de transplante capilar?
A avaliação do transplante capilar deve ser feita de maneira minuciosa e individualizada. Afinal, cada caso difere de outro, visto que a calvície não segue um único padrão, ainda que possa ser classificada.
Além disso, o médico avalia aspectos particulares que diferem de uma pessoa para outra, como a espessura do fio de cabelo, sua qualidade, bem como dos folículos capilares. Da mesma forma, o especialista deverá avaliar detalhes como a genética do paciente, identificando qual a técnica mais indicada.
Histórico familiar
Na avaliação de transplante capilar o histórico familiar é considerado. Assim, avalia-se a queda de fios de cabelo analisando os familiares do paciente. Por isso, é comum ser questionado se existem casos de outras pessoas com calvície na família durante essa avaliação.
Exame físico
O exame físico é outro cuidado realizado durante a avaliação de transplante capilar. Com finalidade de verificar a saúde do couro cabeludo e dos fios, o especialista realiza a inspeção de itens como:
Técnica para o transplante capilar
Com o histórico familiar e exame físico em mãos, o médico tem a avaliação de transplante capilar completa. Desse modo, poderá determinar qual a técnica mais indicada para o caso. Atualmente, são duas as técnicas mais usadas: a FUT e a FUE.
FUT – Transplante de unidades foliculares
Consiste na remoção de uma faixa de couro cabeludo, geralmente na nuca, sendo os folículos separados na clínica e implantados na área receptora.
Como benefícios, permite preencher melhor as áreas calvas, mas pode gerar mais incômodos no pós-operatório e possivelmente uma cicatriz, que será discreta e imperceptível ao ser coberta pelo próprio cabelo.
FUE – Extração de unidades foliculares
Caracteriza-se pela remoção das unidades foliculares individualmente e posterior transplante na região calva.
Trata-se de uma técnica mais complexa na etapa de extração cujo procedimento pode demorar um pouco mais de tempo para ser feito que na técnica FUT.
Contudo, no momento, a FUE é a técnica de transplante capilar preferida entre os especialistas.
A Clínica Dra. Luciana Pepino conta com estrutura adequada e uma equipe especializada. Inclusive profissionais experientes em transplante capilar que oferecem qualidade e segurança em todo atendimento.
Da avaliação de transplante capilar individualizada até a finalização do tratamento, nossos profissionais solucionam a calvície com segurança e qualidade.
Agora que você já sabe como a avaliação de transplante capilar é realizada, agende sua consulta e conheça o melhor tratamento para seu caso!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.