Conheça 6 alimentos que dão celulite, mas também opções benéficas que devem ser adicionadas à dieta e procedimentos estéticos para amenizar esses sinais!
A celulite consiste em uma inflamação do tecido causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Além de fatores como sedentarismo e alterações hormonais ainda existem alimentos que dão celulite.
As causas da celulite são variadas, incluindo má alimentação, tendência genética, má circulação sanguínea, problemas no funcionamento do sistema linfático, maus hábitos, falta de atividades físicas e ganho rápido de peso.
Esses incômodos sinais manifestam-se por meio de furinhos na camada adiposa, acometendo principalmente as coxas, quadris, nádegas e barriga.
A dieta tem uma relação direta com o problema e conhecer quais são os alimentos que dão celulite contribui para uma reeducação alimentar que, além de mais saudável, vai gerar ganhos estéticos. Conheça a seguir:
As gorduras saturadas são muito prejudiciais à saúde e estética e estão presentes em alimentos como frituras, carnes gordas, alimentos condimentados (salame, presunto e outros).
Esse tipo de gordura pode acumular-se no tecido subcutâneo, favorecendo a formação de depósitos e inflamação que resultam em celulites.
É importante lembrar que mesmo gorduras saudáveis, como do azeite, podem ser prejudiciais quando aquecidas em elevadas temperaturas.
O açúcar presente nos doces é um dos alimentos responsáveis pelo ganho de peso e acúmulo de gordura que provoca as celulites.
A recomendação é reduzir o consumo desses itens, optando, sempre que possível, por opções menos açucaradas e em pequenas porções.
As bebidas com gás, como refrigerante, contêm elevados índices de açúcar e também gás carbônico que prejudicam o sistema linfático e a circulação sanguínea, favorecendo o acúmulo de toxinas no tecido subcutâneo, o que influencia o surgimento das celulites.
O excesso de sódio está relacionado com a retenção de líquidos que causa inchaço e prejudica a circulação sanguínea e linfática.
Esses aspectos favorecem as inflamações subcutâneas que têm um papel central no surgimento e intensificação dos depósitos de gordura sob a pele.
A cafeína presente no café e chá mate, por exemplo, quando consumida em excesso favorece a desidratação do organismo o que leva a prejuízos na circulação sanguínea e favorece o acúmulo de toxinas no tecido subcutâneo.
Deve-se consumir, no máximo, duas xícaras de café por dia e consumidor quantidades apropriadas de água para evitar a desidratação.
O consumo excessivo de bebida alcoólica compromete a circulação sanguínea e aumenta a retenção de líquidos, favorecendo o surgimento das celulites.
Apesar da extensa lista de alimentos que dão celulite também existem aqueles que são benéficos à saúde e ajudam a prevenir o surgimento dessa inflamação na pele. Algumas opções incluem:
Lembre-se ainda que um consumo adequado de água diariamente e a prática regular de exercícios físicos também são recomendados.
Mesmo com alimentos que dão celulite, as pessoas acometidas com esse incômodo têm a disposição diferentes procedimentos estéticos que ajudam a amenizar o problema, como:
Além de evitar os alimentos que dão celulite, as pacientes acometidas com esses sinais podem buscar auxílio especializado para avaliação de qual o procedimento estético mais adequado ao caso. Agende sua consulta aqui!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.