Conheça grupos de alimentos antienvelhecimento e saiba como tornar a alimentação uma aliada do bem-estar, saúde e estética
A alimentação é um dos hábitos-chave para a promoção geral da saúde e também da estética, sendo possível incorporar alimentos antienvelhecimento no dia a dia que são benéficos à pele.
Apesar de que alguns grupos alimentares serem particularmente vantajosos à saúde cutânea, lembre-se que a variedade nas refeições é um dos pilares da boa saúde. Confira mais a seguir!
Os alimentos antienvelhecimento são aqueles que têm propriedades, sejam vitaminas, sais minerais que ajudam a combater a ação dos radicais livres responsáveis pela oxidação dos tecidos e consequente envelhecimento celular, auxiliando nos cuidados com a pele madura.
Ricos em vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, as frutas cítricas e vegetais e frutas muito pigmentados, como manga, pêssego, acerola, tomate, pimentão, couve e brócolis são considerados antienvelhecimento.
Isso se deve à ação antioxidante da vitamina C que também ajuda na síntese de colágeno e proteção contra radiação solar.
Os vegetais e hortaliças de coloração verde-escuro, como couve, rúcula, brócolis, espinafre, mostarda e outros são muito benéficos à saúde da pele.
Esses alimentos antienvelhecimento são ricos em ácido fólico e fibras, ajudando no funcionamento intestinal e até mesmo funções cognitivas, como memória e concentração.
Além disso, essas opções são ricas em antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres.
Os grãos de cereais como germe de trigo, milho, soja e amendoim são ricos em óleos saudáveis, como a vitamina E, que protege as células do processo de peroxidação lipídica. Também ajuda na proteção contra a radiação solar.
Os alimentos que têm pigmentos em tons de amarelo, laranja e vermelho, como cenoura, abóbora, pimentão e outros, são ricos em carotenoides.
Trata-se de um nutriente com alto poder antioxidante, reduzindo o dano celular causado pelos radicais livres, o que previne o envelhecimento.
O azeite de oliva e outras fontes de óleos saudáveis, como peixes, são opções ricas em ácidos graxos, como o ômega-3.
Esse tipo de nutriente é importante para reduzir o processo inflamatório do organismo, ajudar na saúde cardiovascular e contribuem na saúde da pele devido à melhora da circulação sanguínea.
Ricos em flavonoides estão opções como uvas, acerola, morango, amora e açaí. Esse nutriente atua diretamente no combate ao envelhecimento celular, ajudando na saúde e jovialidade da pele.
O selênio tem uma poderosa ação e é um alimento antioxidante, eleito um dos alimentos antienvelhecimento. Ele pode ser encontrado em opções como frutas secas, carnes avícolas, frutos-do-mar, peixes e crustáceos.
Além disso, o selênio ainda previne danos ao DNA das células que podem ser causados pela radiação solar.
Lembre-se que essas opções devem ser inseridas na dieta com variedade e porções adequadas. O consumo demasiado de um tipo de alimento é danoso à saúde e inibe a diversidade necessária à promoção da saúde.
Os alimentos antienvelhecimento trazem benefícios ao corpo como um todo, sendo que a alimentação saudável, consequentemente, será benéfica também à pele. Para prevenção do envelhecimento cutâneo some a boa alimentação ao consumo de água, boas noites de sono, exercícios físicos, redução do álcool e tabaco, uso do protetor solar e procedimentos estéticos faciais, quando recomendados por um especialista.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.