Conheça quais são os danos causados pela água quente na saúde do couro cabeludo e na aparência dos cabelos e como cuidar dos fios!
Talvez não seja novidade para você que a água quente é ruim para o couro cabeludo e mesmo para a estética dos fios, mas muitas desconhecem esse fato e quais são os prejuízos causados.
Entender como o cabelo responde à água quente é fundamental para saber porque evitá-la e como recuperar os fios danificados.
A rotina de higienização do couro cabeludo é indispensável à saúde capilar, mas quando a temperatura da água é inadequada podem ocorrer danos. Saiba quais são eles a seguir.
A água quente abre os poros dos cabelos e remove os sebos naturais e saudáveis dos fios, levando ao ressecamento do couro cabeludo e da haste capilar.
O sebo tem como função proteger o couro cabeludo e propiciar macies e manter o fio sedoso quando em níveis adequados, mas quando ele é removido em excesso, o cabelo fica mais ressecado, com frizz e com aparência áspera.
Se a água estiver muito quente, podem ocorrer até mesmo queimaduras no couro cabeludo, levando a quadros de vermelhidão e irritação.
Uma boa porosidade garante a capacidade de o fio de absorver e reter água, mantendo-se hidratado.
A água quente abre demasiadamente os poros da haste capilar, de forma que o fio não consegue reter água, o que causa desidratação do fio, por isso, é necessário tratar o cabelo poroso.
Quem tem o cabelo oleoso costuma ter a ideia de que, quanto mais consegue remover os sebos do fio, melhor, mas não é bem assim que funciona.
Quando o couro cabeludo fica ressecado, o organismo entender que precisa aumentar a produção sebácea, resultando em um aumento da oleosidade.
Para quem tem dermatite seborreica, a água quente é uma grande vilã da saúde capilar.
Ao irritar o couro cabeludo e causar o efeito rebote, a água quente intensifica o quadro inflamatório da dermatite, aumentando os sintomas da condição, como descamação e coceira.
Esse conjunto de prejuízos decorrentes da água quente no couro cabeludo pode desencadear queda de cabelo, seja em decorrência da dermatite seborreica como pelo ressecamento ou efeito rebote.
É necessário ficar atento a periodicidade da queda de cabelo, pois pode muitas vezes se tratar de uma alopécia que necessita de um transplante capilar.
Considerando os diversos prejuízos da água quente na saúde capilar e do couro cabeludo é importante conhecer quais cuidados adotar:
A temperatura da água ao lavar o cabelo é um aspecto fundamental que se soma com outras variáveis para garantir a saúde dos cabelos e também do couro cabeludo.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.