Muitas mulheres estão sempre preocupadas com o peso e, devido a isso, são inúmeras as dietas e as dicas que prometem auxiliar a perda de alguns quilos de forma rápida. Uma delas é a água com limão em jejum, você já ouviu falar?
Esse truque é famoso nos blogs e canais de beleza no YouTube, veículos nos quais muitas mulheres afirmam que estão seguindo a dica religiosamente e que já sentiram uma diferença na balança e na cintura. Mas será que isso é verdade? Vamos saber mais sobre isso.
Por ser um truque caseiro, a dica de tomar água com limão em jejum no intuito de acelerar a perda de peso tem muitas variações.
Uma das mais famosas consiste em espremer meio limão em um copo de água morna e beber 30 minutos antes do café da manhã. O uso da água morna é justificado porque ela teria um poder maior de limpeza e eliminação das gorduras do intestino.
Também é comum encontrar indicações para repetir a dose antes do almoço e do jantar, mas desta vez utilizando água gelada. A explicação para isso é que a água gelada faria o organismo gastar mais calorias para esquentá-la.
Outra receita consiste em cortar um limão em rodelas e adicioná-las a uma garrafa de água, que deve ser bebida aos poucos durante o dia.
Qualquer variedade de limão pode ser utilizada, incluindo limão-taiti, limão-siciliano, limão-galego ou limão-rosa, que são as mais populares no Brasil. Confira também os mitos e verdades sobre a folha de abacate.
Como acontece na maioria das receitas caseiras e milagrosas, dizer que alguma coisa “emagrece” é algo um pouco exagerado. A água com limão em jejum sozinha não vai fazer você emagrecer se você tiver uma alimentação inadequada e não praticar exercícios físicos.
Mas será que esse truque é totalmente inútil? Calma que também não é assim. O limão é uma fruta cheia de benefícios para o nosso corpo, tanto para a beleza quanto para a saúde.
A indicação de consumir essa receita antes do café da manhã tem alguma lógica: ingerir a água com limão em jejum facilita a eliminação dos resíduos de metabólitos que foram produzidos pelo corpo durante o sono, deixando o corpo mais desintoxicado para o restante do dia. Caso você esteja procurando um tratamento para gordura localizada, saiba o ideal para cada caso.
O limão é rico em vitamina C, cálcio, magnésio e bioflavonoides, que são excelentes para o nosso corpo. Dessa forma, o consumo dessa fruta está relacionado a uma série de benefícios. Conheça os principais:
Efeito adstringente
Entre as vantagens do limão, está o fato de ele ter um efeito adstringente no intestino, o que auxilia a eliminação de gases que causam dores e distensão abdominal e também ajuda a dissolver os excessos de gordura.
A acidez do limão estimula a salivação e a produção da bile pelo fígado, preparando o organismo para receber a refeição e processá-la de forma mais eficiente. Além disso, ele estimula os movimentos intestinais, contribuindo para a eliminação dos resíduos.
Ainda, a vitamina C presente no limão é fundamental para que o organismo possa absorver corretamente o ferro. Dessa forma, o corpo fica mais bem nutrido.
O suco do limão tem efeito diurético no organismo e ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Com isso, ficamos menos sujeitas à retenção de líquido e à celulite.
Além disso, o ácido cítrico presente nessa fruta estimula o funcionamento das enzimas do fígado responsáveis por fazer a desintoxicação do organismo.
Por seu alto conteúdo de vitamina C, o limão é excelente para fortalecer nossa imunidade, ajudando o corpo a se proteger contra resfriados, gripes e outras doenças infecciosas.
Além disso, essa fruta contém saponinas, substâncias que oferecem propriedades antimicrobianas e auxiliam a diminuir a quantidade de muco produzido quando temos alguma doença nas vias respiratórias.
A vitamina C é um poderoso antioxidante. Dessa forma, consumir o suco de limão, que é rico nesse micronutriente, auxilia o combate aos efeitos dos danos dos radicais livres, evitando o surgimento de rugas e manchas na pele. Confira 5 sinais que você está envelhecendo e o que fazer.
Apesar dessa receita não ter contraindicações muito significativas, algumas pessoas podem sentir náusea, enjoo, diarreia, gosto ruim na boca e dor de cabeça nos primeiros dias da ingestão da água com limão em jejum.
Esses sinais podem ser entendidos como uma resposta do organismo para um agente desintoxicante. Porém, se eles não passarem dentro de poucos dias, você não deve continuar tomando a bebida sem orientação médica.
O limão realmente pode trazer benefícios como conservar a beleza e a juventude da pele, melhorar a digestão e auxiliar a eliminação das toxinas. Porém, a fruta sozinha não vai provocar uma grande perda de peso se você não adotar outros hábitos de vida.
Para que a água com limão em jejum realmente ajude a emagrecer, é preciso associar o truque a uma alimentação saudável (com muitas verduras e frutas, cereais integrais e carnes magras) e a prática de exercícios físicos para queimar calorias e fortalecer os músculos. E se caso quiser um resultado mais eficaz, consulte uma Clínica de Cirurgia Plástica!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.