Embora a resposta possa variar conforme o caso, o consenso é que os pacientes não emagrecem muito após o procedimento.
É errado associar esta cirurgia aos tratamentos para perda de peso. Esse não é de fato o objetivo do procedimento. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Então siga conosco na leitura.
O papel da abdominoplastia é agir como uma etapa no processo de transformar as expectativas corporais do paciente em realidade.
Você com certeza vai ouvir falar que este procedimento cirúrgico ajudou algumas pessoas a perder peso. E isso é verdade – mas não da maneira com as pessoas costumam imaginar.
As técnicas cirúrgicas utilizadas no procedimento estão voltadas para extrair o excesso de pele e corrigir os músculos separados. Os cirurgiões também apertam a área abdominal, de modo que o estômago se tornará plano e esculpido.
Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente pode pesar entre 1,5kg a 4,5kg a menos, devido à remoção do excesso de pele e da camada de gordura ligada a este acúmulo. Não é exatamente uma mudança drástica na balança por conta da cirurgia.
Você pode ficar surpreso com o quanto essa pele extra que muitas pessoas carrega realmente pesa.
Pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica e perderam muito peso geralmente têm muito excesso de pele na região abdominal. É por isso que o volume de peso perdido depois da abdominoplastia vai variar de acordo com esse volume.
Normalmente estes pacientes pós-bariátricos perdem mais peso, pois têm mais pele em excesso. Alguns chegam a perder cerca de 10kg ou mais apenas com o que é retirado de suas barrigas.
Já pacientes que escolhem uma abdominoplastia para restaurar o corpo devido ao envelhecimento ou à gravidez perdem menos peso.
Alguns sequer percebem a perda de peso, especialmente aqueles que passaram por uma mini abdominoplastia. Enquanto outros experimentam uma perda mínima, geralmente inferior a 5kg.
Mas uma questão é fato: em muitos casos, os pacientes que passaram por uma abdominoplastia se sentem mais estimulados a fazer a manutenção dos contornos recém-conquistados, o que favorece a perda real de peso no futuro.
Pacientes que pretendem eliminar mais peso após a cirurgia podem ainda complementar a abdominoplastia com outros procedimentos de contorno corporal, como uma lipoaspiração.
Este procedimento permite remover o excesso de gordura localizada que é resistente à dieta e ao exercício físico.
A lipoaspiração também não deve ser encarada como um recurso para o emagrecimento. Mas ela certamente pode facilitar a obtenção da forma corporal desejada.
Um fator determinante para uma cirurgia bem-sucedida e a um emagrecimento mais consistente no futuro está na perda de peso antes da abdominoplastia.
Essa é uma prática altamente recomendável, já que o paciente passa a adotar hábitos de vida saudáveis que ajudarão na manutenção do peso e da forma física a longo prazo.
Depois de atingir o peso desejado, também é aconselhável aguardar pelo menos seis meses até fazer a cirurgia, para garantir que seu peso se estabilize.
Com uma rotina adequada de manutenção, é possível garantir uma boa forma física por muito mais tempo.
Por isso anote essas dicas simples, que serão úteis para manter seus resultados nos próximos anos:
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.