O abacate é uma fruta originária do México e da América do Sul que se tornou popular no preparo de vitaminas, saladas e guacamole. Embora ele seja uma fruta, muitas pessoas evitam consumi-lo por acreditar que o abacate engorda.
Mas será que isso é mesmo verdade? Ao mesmo tempo em que tem fama de favorecer o aumento de peso, o abacate também oferece uma série de benefícios para a nossa saúde e beleza. Vamos descobrir se ele é herói ou vilão?
Uma porção de 100 gramas de abacate oferece 96 calorias, o que significa que uma unidade média dessa fruta tem mais de 400 calorias! Ou seja, não podemos negar que o abacate realmente é uma fruta calórica.
Isso acontece porque, além de ser rica em açúcar, mais de 30% da composição dessa fruta é gordura. A essa altura, talvez você esteja pensando que o abacate engorda, mas essa afirmação não é necessariamente verdadeira.
As gorduras contidas no abacate são do tipo mono e poli-insaturada, isto é, elas são gorduras que fazem bem ao nosso organismo. Entre elas, está o ômega 3, muito conhecido por sua ação antioxidante e efeito benéfico no controle do colesterol.
Além disso, o abacate é fonte de minerais, como potássio, magnésio, manganês, cobre, ferro, fósforo e zinco, e também de vitamina A, complexo B, C, E e K. E, claro, não podemos nos esquecer de que ele é muito rico em fibras.
Com toda essa riqueza nutricional, é preciso considerar outros aspectos dessa fruta antes de dizer que ela engorda. Na verdade, quando consumido da forma correta, o abacate pode até mesmo emagrecer.
Conheça os benefícios do abacate para a saúde e a beleza antes de descartá-lo completamente da sua dieta:
Sim, é verdade que essa é uma fruta bastante calórica. Por isso, se você exagerar no consumo e ainda acrescentar açúcar e leite integral, você vai ter uma bomba calórica. Nesse caso, podemos dizer que o abacate engorda mesmo, mas a culpa não é dele.
Por ser rico em fibras, essa fruta é uma excelente opção para dar a sensação de saciedade e estômago cheio, reduzindo o consumo de outros alimentos. Dessa forma, se for consumida em pequenas quantidades, o abacate pode ajudar a emagrecer.
Se você está de olho na balança, a quantidade máxima que deve ser consumida por dia é de 100 gramas, mais ou menos um quarto de um abacate médio. Caso você queira fazer uma mousse ou vitamina, utilize adoçante, mel ou açúcar mascavo e leite desnatado.
Se você faz musculação, saiba que o abacate é uma boa opção de lanche a ser consumido antes do treino. Isso porque ele fornece energia para que você consiga fazer os exercícios e também porque ele contém proteínas que ajudam a formar novas fibras musculares.
As propriedades antioxidantes dessa fruta ainda ajudam a combater os radicais livres que se formam depois de uma série mais intensa, diminuindo as dores musculares pós-treino.
Por ser rico em vitamina C, o abacate estimula a produção de colágeno, a proteína que dá sustentação e firmeza à pele. Dessa forma, essa fruta ajuda a combater estrias, celulite e até mesmo as rugas.
O combate aos sinais do envelhecimento é reforçado pela presença dos antioxidantes, como a vitamina E. Essas substâncias que ajudam a reparar os danos que os radicais livres exercem sobre as células.
O resultado disso é uma pele mais elástica e firme, menos propensa ao surgimento das rugas, linhas de expressão e flacidez.
As gorduras e as vitaminas do abacate são ótimas para a fabricação de máscaras capilares, deixando os fios mais hidratados, brilhantes e maleáveis.
Justamente por causa dessas propriedades, essa fruta é amplamente utilizada nas receitas de máscara caseira de hidratação para o cabelo.
As gorduras benéficas presentes no abacate ajudam a regular os níveis de colesterol no nosso organismo, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentando os níveis do colesterol bom (HDL).
Com isso, reduz-se o risco de formação de placas de LDL nos vasos sanguíneos, as quais podem viajar pelo corpo e causar problemas graves como infarto do miocárdio e AVC. Dessa forma, o consumo do abacate ajuda a proteger o nosso corpo de doenças cardiovasculares.
O alto teor de ômega 3 presente no abacate é excelente para a saúde do nosso cérebro. Esse ácido graxo estimula a circulação sanguínea, o que favorece a capacidade de concentração e de retenção de novas informações (memória).
Como você pôde perceber, o abacate é sim uma fruta com alto valor calórico, mas ele tem muitos benefícios a nos oferecer para simplesmente ser deixado de lado. Afinal, o processo de emagrecimento precisa ser saudável, não apenas um corte de calorias.
É claro que o abacate engorda se for consumido em excesso, mas isso aconteceria com qualquer fruta. Se for incluído na dieta com moderação, ele só tem benefícios a nos oferecer, inclusive colaborando com a perda saudável de peso. Aproveite!
—
Quer saber mais sobre alimentos, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas? Acesse o blog da Dra. Luciana Pepino.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.