(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
dicas para pele saudavel

5 truques infalíveis para manter a pele jovem por mais tempo

Envelhecer é natural e inevitável, mas você pode retardar os efeitos da passagem do tempo ao adotar alguns hábitos. Faça a sua parte para manter a pele jovem.

Todo mundo sabe que o tempo vai passar e que não vamos ter pele de bebê para sempre. É inevitável que nossa pele se modifique com o passar dos anos, passando a apresentar alguns sinais como rugas e manchas, além de perder um pouco de sua firmeza e elasticidade.

Mas isso não significa que devemos simplesmente esperar o tempo passar sem fazer nada! Existem sim alguns hábitos simples que você pode seguir para conservar sua pele jovem por mais tempo. Veja só:

    Além de causar queimaduras doloridas, a radiação solar é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento da pele.

    O sol faz tão mal à cútis que seus efeitos podem ser comparados às consequências do consumo de tabaco.

    A pele que envelhece devido aos efeitos nocivos do sol tem uma aparência diferente daquela que envelheceu devido à passagem natural do tempo, sendo mais áspera e espessa, com uma textura nodular, muitas manchas e rugas bastante acentuadas.

    Isso sem falar que os raios UVA também aumentam o risco de surgimento de um câncer de pele por favorecer a formação de radicais livres.

    Dessa forma, é necessário utilizar um filtro solar diariamente, mesmo nos dias frios ou nublados ou quando vamos permanecer em ambientes fechados, pois a radiação atravessa nuvens e janelas.

    Para o rosto e pescoço, o recomendado é aplicar uma 1 colher de chá de filtro solar com FPS de no mínimo 30. É necessário reaplicar o filtro no decorrer do dia para manter seu efeito protetor.

      Muitas pessoas acreditam que a maquiagem em si envelhece, mas isso não é verdade. Dependendo de sua composição, os produtos podem até ajudar a proteger a pele contra o envelhecimento – principalmente aqueles que contêm filtro solar, como algumas bases.

      Porém, o que realmente pode acelerar o envelhecimento é o fato de dormir de maquiagem. Esse hábito facilita o surgimento de manchas e alergias, pois os produtos podem entupir os poros e impedir a pele de respirar.

      Além disso, se considerarmos o em médio prazo, dormir de maquiagem pode causar alterações na textura da pele, favorecendo o surgimento das rugas e contribuindo para uma aparência mais envelhecida.

      Por isso, nada de preguiça! Antes de dormir, aplique um bom demaquilante e lave muito bem a sua pele, eliminando qualquer resquício de produtos cosméticos e poluição.

        O colágeno é uma proteína que age como uma “supercola” e tem várias funções estruturais no nosso organismo, incluindo a manutenção da firmeza e da elasticidade da pele, além de conferir força aos cabelos e unhas.

        Quando chegamos aos 30 anos, a produção de colágeno começa a diminuir no nosso organismo, resultando em alterações na estrutura da pele. Em consequência, aparecem as rugas, ocorre a perda da elasticidade e a pele começa a dar sinais de flacidez.

        Por isso, é essencial fazer uma suplementação de colágeno em torno dos 35 anos, de forma a repor as perdas causadas pela diminuição da produção natural.

        O mais recomendado é consumir uma dose de 8 a 10 gramas de colágeno por dia, dependendo sempre da orientação do seu médico.

        O colágeno é vendido em várias apresentações, entre elas os sachês, que já costumam vir com a dose diária recomendada e podem ser diluídos na água ou em sucos. Além disso, o colágeno em pó ajuda a aumentar a saciedade.

          Além de ser a causa principal de uma série de doenças muito sérias, como alguns tipos de câncer e enfisema, o cigarro é um agente que colabora muito para o envelhecimento da pele.

          Isso acontece porque suas substâncias nocivas reduzem o fluxo sanguíneo na pele, prejudicando a oxigenação e resultando na formação das rugas e no acúmulo de toxinas.

          Ainda, o calor da chama e da fumaça do cigarro também lesiona a pele, diminuindo sua elasticidade e aumentando a tendência do surgimento de rugas ao redor da boca.

          Isso sem contar que a fumaça irrita os olhos, fazendo com que o fumante pisque e cerre os olhos com maior frequência, o que favorece o surgimento dos pés de galinha.

          Em geral, quem fuma costuma ter uma pele com rugas em maior quantidade e profundida do que uma pessoa que fica longe do cigarro, além de estar mais propenso ao surgimento de manchas e ao amarelamento da pele.

          Recorrer aos procedimentos estéticos quando for a hora

          O envelhecimento é inevitável e, mais cedo ou mais tarde, você vai se deparar com algum sinal da passagem do tempo. Se você não se sentir bem com isso, saiba que é possível recorrer aos procedimentos estéticos para suavizar esses sinais.

          O Botox®, por exemplo, é excelente para o tratamento das ruguinhas que aparecem no canto dos olhos, que costumam ser as primeiras a aparecer.

          O preenchimento facial, por sua vez, é indicado para preencher sulcos mais profundos e rugas permanentes, como o famoso bigode chinês.

          Ainda, o preenchimento também consegue repor o volume perdido nas maçãs do rosto e nos lábios e também é capaz de corrigir olheiras profundas, que podem dar um ar meio cadavérico ao rosto.

          Se o seu problema são as manchas, é possível fazer um tratamento com peelings, que também podem suavizar algumas rugas e cicatrizes, além de melhorar a flacidez, ou então com a luz pulsada, que além de suavizar manchas ainda consegue estimular a produção de colágeno.

          Todos esses são processos que não vão parar o envelhecimento, pois isso é impossível, mas eles oferecem excelentes resultados para correções temporárias, mantendo a pele jovem por mais tempo. Sempre procure um médico especialista no assunto para saber quais são as melhores opções para você.

          Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


          Dra. Luciana L. Pepino.

          Diretora Técnica Médica

          CRM-SP: 106.491

          RQE: 25827

          Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

          Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

          Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

          Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

          Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

          Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

          Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

          Dra. Luciana L. Pepino.

          Diretora Técnica Médica

          CRM-SP: 106.491

          RQE: 25827

          Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

          Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

          Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

          Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

          Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

          Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

          Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


          Deixe seu contato


          Leia Também

          Carregando...

          Assine nossa newsletter

          Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

          whatsapp