A cirurgia de colocação de prótese mamária de silicone é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, de acordo os dados do último censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; e a demanda continua crescendo.
O procedimento é bastante popular, e isso não é à toa. Afinal, ter seios firmes e bonitos transformam a autoestima e a vida de qualquer mulher, não é mesmo?
No entanto, tomada a decisão de se submeter ao procedimento, a primeira preocupação da paciente é com o processo e tempo de recuperação da cirurgia de implante de prótese silicone.
E esse é, também, o motivo para você continuar com a gente até o fim deste artigo. Vamos mostrar 12 cuidados que você deve ter durante a recuperação da cirurgia, que vão impactar o resultado final do procedimento. Vamos lá?
Como em qualquer procedimento cirúrgico, a colocação — ou a retirada — de próteses mamárias de silicone não pode ser considerada uma ação cotidiana. Afinal, falamos de um procedimento que exige que a intervenção seja realizada sob anestesia, em ambiente hospitalar.
Por isso, antes de qualquer ação, o mais importante é que a paciente procure um profissional habilitado e experiente, capaz de entender suas necessidades e transformar seus sonhos em realidade. O médico também precisará solicitar todos os exames necessários para garantir que a paciente se encontre em bom estado de saúde.
Essa é a melhor maneira de reduzir os riscos pós-operatórios. Entre eles, os mais frequentes são hematomas, inflamações, infecções, derrames serosos, além de dificuldades de cicatrização.
No entanto, outros cuidados podem e devem ser tomados pela paciente, como mostraremos a seguir.
A cirurgia plástica de colocação de prótese mamária de silicone é bastante confortável e, geralmente, rápida, durando entre 1h30 e 2 horas. Raramente é necessário permanecer na clínica após o período de observação (de 6 a 12 horas); mas caso isso ocorra, o período não costuma ser superior a 24 horas.
Após esse período, a paciente recebe alta e deve tomar os cuidados que listamos abaixo.
Um dos principais cuidados no pós-cirúrgico é a hidratação da pele. Cada paciente pode escolher qual produto se adéqua melhor ao seu tipo de pele, inclusive, aqueles que levam colágeno.
Os curativos não devem ser molhados até o retorno da primeira consulta com o médico, que geralmente ocorre por volta do terceiro dia após a cirurgia.
Ainda que o tempo de uso não seja consenso entre os profissionais da área, a paciente deve usar sutiã cirúrgico por ao menos um mês. Após esse período, o sutiã utilizado deve ser homogêneo e sem costuras. Esse sutiã é geralmente feito com uma técnica de corte a laser, a fim de proteger a cicatriz em contato com o tecido.
Isso permite que a paciente fique muito confortável, sem comprimir os seios, pois a função é simplesmente sustentar os seios, sem anéis ou saliências. A paciente deve manter sua utilização por mais 30 dias.
Como em qualquer procedimento que requeira cuidados de cicatrização, recomenda-se que a paciente não fume por 15 dias antes e após a cirurgia.
Não há quaisquer restrições em relação à dieta, o que significa que a paciente pode comer ovos, peixe, carne de porco e chocolate. No entanto, recomenda-se que, ao menos na primeira semana, seja mantida uma alimentação mais leve e sem consumo de bebidas alcoólicas.
Esse é um ponto fundamental. A paciente que fez implante de silicone deve evitar o sol por 6 meses. A partir do terceiro mês, ela pode se expor ao sol no início da manhã (das 8h às 10h) e no final do dia (a partir das 16h), usando protetor solar com fator 30 ou 40.
Durante os primeiros 30 dias, a paciente deve dormir de barriga para cima. Após esse período, ela pode dormir de lado, e somente após um período de 2 meses é possível deitar de bruços novamente.
Durante o primeiro mês, não é recomendado carregar pesos superiores a 5 kg ou fazer esforço físico exagerado. Após 30 dias, a paciente pode realizar atividades físicas e suportar peso de até 15 kg, lembrando que atividades físicas intensas são permitidas somente a partir do segundo mês.
Como as pacientes são operadas na posição de braços abertos, é possível que, após uma cirurgia de implante de silicone, ter dificuldades em realizar qualquer elevação dos braços. É possível escovar os cabelos e escovar os dentes com autonomia, mantendo, entretanto, os cotovelos para baixo.
As pacientes podem voltar a dirigir 3 semanas após o procedimento.
A relação sexual só é permitida um mês após a cirurgia.
A cirurgia de colocação de prótese mamária de silicone geralmente é indolor, exceto nos casos de implantes submusculares, que podem causar algum desconforto, sendo uma intervenção um pouco mais dolorosa para a paciente. Ainda assim, em caso de dor ou alta sensibilidade no local, a paciente pode solicitar ao médico a prescrição de medicamentos de amplo espectro.
Por fim, vale destacar que, apesar da popularidade e relativa simplicidade do procedimento, estamos falando de uma cirurgia. Assim, a paciente deve escolher com cuidado e esmero o profissional que transformará seu sonho em realidade.
Na Clínica Dra. Luciana Pepino, oferecemos os melhores profissionais do ponto de vista técnico e fazemos questão de cuidar de cada paciente por aquilo que ela verdadeiramente é: única. Sabemos que a realização de uma cirurgia plástica pode ter um impacto profundo na saúde mental, na vida social e nos hábitos de cada mulher. Por isso, valorizamos as transformações que ajudamos a construir.
Quer saber mais sobre esse procedimento ou sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco, temos uma equipe completa pronta para sanar todas as suas dúvidas.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.